terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sugestão de Leitura


Olá nobres alunos,
Em nossa última aula, ao falar sobre as influências sociais, econônicas e culturais a que os autores dos textos bíblicos estavam submetidos, citei como sugestão de leitura o "Novo Testamento Judaico", cujo texto deixa transparecer sua judaicidade originária e essencial. O texto foi traduzido para que o lêssemos como um judeu da palestina nos tempos de Jesus. O contexto cultural é muito importante para entendermos algumas metáforas na Bíblia. Abaixo tem um exemplo marcante disso em relação ao Sermão do Monte. Transcrevo, a seguir, uma parte da introdução, escrita pelo próprio autor, que nos dá uma idéia dessa obra tão peculiar.

"(...)A bem da verdade, o Novo Testamento completa o Tanakh [Antigo Testamento], as Escrituras hebraicas outorgadas por Deus ao povo judeu; de forma que o Novo Testamento sem o Antigo é tão impossível quanto o segundo pavimento de uma casa sem o primeiro, e o Antigo sem o Novo é como uma casa sem teto. Além do mais, muito do que está escrito no Novo Testamento é incompreensível à parte do contexto judaico. Eis aqui um exemplo, extraído de muitos outros.Yeshua [Jesus] disse leteralmente no Sermão do Monte: "Se o seu olho for mau, todo o seu corpo estará em trevas". O que é um "olho mau"? Alguém que desconheça o pano de fundo judaico poderia supor que Yeshua estivesse falando sobre algum tipo de encantamento. Todavia, em hebraico, possuir um 'ayin ra'ah, "olho mau", significa ser sovina; ao passo que ter um 'ayin tovah, "olho bom", equivale a ser generoso. Yeshua está simplesmente incentivando a generosidade e desestimulando a avareza. Esse entendimento combina muito bem com os versículos do contexto: "Onde estiver seu tesouro, aí também estará seu coração [...] você não pode ser escravo de Deus e do dinheiro". Contudo, a melhor demonstração do caráter judaico do Novo Testamento é também a prova mais convincente de sua veracidade, ou seja, o número de profecias do Tanakh - todas muitos séculos mais velhas que os acontecimentos de Natzeret. A probalibidade de que qualquer pessoa pudesse se encaixar em dezenas de condições proféticas por mero acaso é infinitesimal. (...)" (Grifo meu)
David H. Stern, O Novo Testamento Judaico, São Paulo, Editora Vida, 2007

Vocês podem adquirir no site da Editora Vida, ao preço de R$ 35,00 (http://www.editoravida.com.br/loja/product_info.php?products_id=507)

Abraços a todos,
Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário